Bonito

A capital nacional do ecoturismo reserva surpreendentes percursos de bicicleta em mountain bike, aliado a todo o equipamento turístico de ponta em um dos maiores complexos aquíferos do país!

A cidade de Bonito, a 1600 km de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, é conhecida também como a capital nacional do ecoturismo. Isso porque a região é muito bem tratada turisticamente, com inúmeras opções de esportes radicais e calmos para todas as idades, com toda a infraestrutura e segurança. 

Muito famosa pela pesca, as atrações de Bonito e das cidades próximas, como Bodoquena, incluem também rapel, tirolesa, arvorismo, rafting, flutuação, mergulho, visita a centros de estudo, restaurantes que servem carnes típicas como a do jacaré, e, é claro, passeios de bicicleta!

Além de tudo isso, a fauna e a flora pantaneira reservam belezas naturais raras aos olhos de qualquer cidadão que nunca esteve em uma floresta deste tipo. Tucanos e araras voam livres em casais, com direito a visita a um ninho de araras do tamanho de um campo de futebol. Animais como o tamanduá bandeira, o tatu canastra, a jibóia e a onça pintada são alguns destes bichos exóticos que é possível apreciar com dificuldade, por serem difíceis de aparecerem.

Cachoeiras não faltam na bela região da Serra da Bodoquena e Bonito, com in´]umeros formatos, cores, e águas muito límpidas forradas de fauna marinha. E por falar em cachoeiras, há também um complexo cavernícola com um dos cartões postais da cidade: a Gruta do Lago Azul, formação de milhões de anos de idade!

Para a bicicleta, além de usa-la como modal para deslocamento entre atrações, existem trilhas e single tracks por pontezinhas de madeira e terra muito bem desenhados, que cortam e acompanham leitos de rios transparentes, em meio À arvores e ao cerrado. As trilhas da Mimosa, do Sinhozinho e a famosa trilha Boiadera - que cruza a cidade com single tracks e estradinhas de terra refazendo o trajeto que os rebanhos precisam contornar para não passar no meio da zona urbana - são algumas das opções. A trilha que acompanha do rio no Parque do Rio Formoso também é imperdível!

Sem dúvida, Bonito é um passeio para se fazer uma vez na vida!

 

  • de 7 a 200 km
  • 4 a 10 dias
  • Dificuldade: iniciante, intermediario, avançado

Atividades

Flutuação no Rio Sucuri

Caminhe em uma agradável e leve trilha pela mata ciliar do Rio Sucuri, onde conhecerá várias nascentes, surpreenda-se com o mirante azul, em seguida dará inicio a flutuação deixando a leve correnteza do Rio Sucuri te levar, e tenha a sensação de estar dentro de um aquário, onde os peixes, o volume e a transparência deste rio tornam seu passeio inesquecível. Inclui: Máscaras, snorkel, roupa de neoprene, calçado apropriado e almoço. Distância: 19 Km. Duração: Meio Período.

Flutuação na Nascente Azul

uma caminhada pela margem do rio até a Nascente Azul, na qual o visitante flutua por 20 a 30 minutos observando a vegetação subaquática e várias espécies de peixes, depois desce o rio flutuando até chegar na lagoa onde há criação de peixes, na qual pode também flutuar. Inclui: Máscaras, snorkel, roupa de neoprene, calçado apropriado e almoço. Distância: 35 Km. Duração: Meio Período.

Flutuação no Aquário Natural - Baía Bonita

Primeiramente há o treinamento em uma piscina para adaptação do equipamento. Em seguida inicia-se a trilha onde se podem avistar animais e aves de várias espécies e árvores nativas. Na nascente do rio o visitante é atraído pela transparência de suas águas, repletas de cardumes de peixes de mais de 30 espécies diferentes e é deste ponto que se inicia a descida pelo rio. Durante todo o percurso da flutuação há um barco de apoio. Inclui: Máscaras, snorkel, roupa de neoprene e calçado apropriado. Distância: 08 Km. Duração: Meio Período.

Flutuação no Parque Ecológico Rio Formoso

A caminhada segue por uma trilha na mata ciliar, margeando o Rio Formoso. A flora exuberante atrai pássaros e animais silvestres. A caminhada de 1.800 m termina no Deck Paraíso onde se inicia a descida do Rio Formoso. O visitante irá flutuar próximo a cardumes de peixes, entre algas e troncos submersos. Inclui: Máscaras, snorkel, roupa de neoprene, calçado apropriado e almoço. Distância: 07 Km. Duração: Meio Período.

Flutuação Bonito Aventura

O passeio começa com uma trilha interpretativa de 1.800 m, onde o visitante pode observar uma grande variedade de palmeiras, bromélias, árvores nativas, pássaros de todas as cores e tamanhos e animais silvestres. Após a caminhada, inicia-se a flutuação de 2.200 m pelas águas cristalinas, cheias de troncos submersos no Rio Formoso. As descidas pelas corredeiras dão um toque de emoção ao passeio. Inclui: Máscaras, snorkel, roupa de neoprene, calçado apropriado e almoço. Distância: 6 Km. Duração: Meio Período.

Flutuação da Barra do Sucuri

Inicia-se o passeio subindo o Rio Sucuri de barco até o ponto onde irá iniciar a flutuação, durante o percurso poderá observas a fauna e flora do local. Inclui: Máscaras, snorkel, roupa de neoprene e calçado apropriado. Distância: 18 Km. Duração: Meio Período.

Flutuação no Rio da Prata

A mata ciliar do Rio da Prata está à sua espera para uma caminhada cheia de aventura, onde se podem observar animais silvestres e árvores centenárias. A partir da nascente, você flutuará na nascente do Rio Olho D’agua, como um grande aquário de águas cristalinas, se deslocará tranqüilamente em meio a dezenas de espécies de peixes. Inclui: Máscaras, snorkel, roupa e bota de neoprene e almoço típico sul-mato-grossense, servido na sede da fazenda. Aproveite para relaxar em um confortável redário. Distância: 50 Km. Duração: dia todo com almoço.

Flutuação ou mergulho na Lagoa Misteriosa

Famosa pela incrível transparência de suas águas e sua profundidade desconhecida. É considerada a quinta caverna mais profunda do país, sendo a mais profunda inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d`água. Na lista dos maiores desníveis da Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE (2009) a Lagoa Misteriosa figura em sétimo, com a profundidade atualmente conhecida de 220 metros. Caminhada de 600 metros por trilha interpretativa até a chegada ao mirante de contemplação e a escadaria de acesso (179 degraus), descida, contemplação da lagoa, flutuação em circuito circular, subida da escadaria e retorno por trilha interpretativa por 500 metros até o receptivo – duração de 2 horas;

Visita às cachoeiras de Ceita Corê

Na língua tupi-guarani “Terra de meus filhos”. Passe um dia agradável num ambiente rural desfrutando destas maravilhas: trilhas pela mata ciliar com belíssimas cachoeiras, piscinas naturais, pequenas grutas, carretilha, passeio a cavalo e almoço típico da fazenda.Um passeio repleto de encantamento e diversão para o dia inteiro. Distância: 36 Km. Duração: Dia todo.

Visita à Boca da Onça

O passeio de caminhada por trilha pela mata preservada, passando por cachoeiras cristalinas, pelo cênico Rio Salobra, por pontos de banhos em piscinas naturais e pela mais alta cachoeira do Estado: a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura. E do mirante do Rapel Boca da Onça poderá avistar o Vale do Rio Salobra a 180 metros de altura. Após o passeio é servido o almoço. O receptivo oferece duas piscinas de água corrente com peixes típicos da região que nadam junto com o visitante, relaxante hidromassagem e ducha natural. Distância: 59 Km Duração: Dia todo.

Passar o dia na Fazenda Rio do Peixe

Um passeio de dia todo com trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, onde você pode curtir e relaxar sozinho, com seu parceiro, família ou amigos. Distância: 35 Km. Duração: Dia todo.

Cachoeiras da Estância Mimosa

Aventure-se pela floresta do Rio Mimoso em meio a árvores centenárias e animais silvestres. São várias cachoeiras lhe convidando para se refrescar em suas piscinas naturais. Há também plataforma de salto, pequenas grutas, passarelas suspensas e trecho percorrido em barco a remo. Ao longo da trilha, você passará por diversos mirantes com visões panorâmicas da Serra da Bodoquena. Depois de tanta diversão, nada melhor que retornar à sede, onde um almoço com pratos e doces regionais, estará lhe aguardando no fogão à lenha. Distância: 24 Km. Duração: Meio Período.

Rapel com flutuação ou mergulho no Abismo Anhumas

O rapel de 72 metros por uma fenda na rocha leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas, onde a flutuação revela a beleza subaquática do lugar. Para o rapel existe um treinamento obrigatório um dia antes da descida. Distância: 22 km. Duração: Meio período.

Rapel na Boca da Onça

Um dos maiores rapeis do país, de 90 metros! Uma descida repleta de adrenalina em um paredão vertical. A ponte de rapel é uma estrutura de 34 metros de comprimento que se projeta no abismo, proporcionando uma vista deslumbrante sobre o canyon do rio Salobra. Distância: 60 km. Duração: Meio Período.

Arvorismo Cabanas

É uma modalidade de esporte de aventura, com grau de dificuldade denominado como “Acrobático”. Consiste em um percurso aéreo sempre na copa das árvores, com montagem de obstáculos tais como: tirolesa, passarelas, pontes e diferentes atividades suspensas, através de cordas e cabos de aço, colocados de maneira estratégica para proporcionar a cada participante uma boa dose de adrenalina e desafio, com muita segurança e contato com a natureza. Distância: 7 Km. Duração: Meio Periodo

Arvorismo Ibira Pê

Em tupi-guarani significa “Caminho das Árvores”. O passeio proporciona aos praticantes a oportunidade de observar a vida selvagem na perspectiva dos pássaros, ou seja, na copa das árvores. O arvorismo é praticado em diversas travessias por cabos de aço instalados em árvores nativas como: aroeira, bálsamo, peroba e outras. As travessias chegam a plataformas instaladas nas árvores em alturas variando de 10 a 20 metros. Distância: 08 Km. Duração: Meio Período

Ducking (caiaque) no Rio Formoso

Atividade emocionante, em caiaque para duas pessoas e remo duplo, os visitantes curtem a descida do magnífico Rio Formoso, passando por várias quedas d´água, observando fauna e flora local. Distância: 12 Km; Duração: meio período

Bóia Cross ou Bote no Parque Ecológico

Inicia com uma pequena caminhada em trilha suspensa até a área de embarque onde o visitante irá descer por cerca de 1000 metros pelo Rio Formoso em bóias individuais, num percurso de 40 minutos de água, curtindo a emoção de enfrentar três cachoeiras e duas corredeiras. Ao longo do passeio, além de sentir a aventura das quedas, o visitante terá oportunidade de contemplar o belíssimo Rio Formoso com centenas de peixes e uma incrível flora subaquática. O retorno será feito através de caminhada por trilhas suspensas na mata ciliar onde o visitante poderá observar animais silvestres. Ao final do passeio o visitante terá ainda oportunidade de poder se banhar nos rios Formoso e Formosinho. Distância: 07 km. Duração: Meio Período.

Gruta do Lago Azul

Visita com descida e subida através de 586 degraus escorregadios esculpidos na rocha frágil já desgastada, não recomendado para gestantes e cardíacos. Por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação. Distância: 20 km. Duração: Meio Período.

Gruta São Miguel

Localizada no Parque Ecológico Vale Anhumas, com a emocionante caminhada sob uma trilha suspensa de 180m na altura da copa das árvores até chegar à entrada de uma das cavidades mais antigas deste planeta. Uma gruta com diversas formações calcárias onde a natureza intocável mostra seus corais e ninhos de calcário. Receptivo com mirante e bar. Distância: 18 Km. Duração: Meio Período.

Gruta São Mateus

Num percurso de 320 metros de trilhas em meio à natureza, você poderá conhecer diversas espécies de flora e fauna, em uma altitude de 150 metros, num ambiente totalmente natural, em meio a árvores centenárias. Uma visitação ao Museu Kadiwéu também está no pacote. Necessários o uso de tênis e roupas leves. Idade mínima de 5 anos. Distância: 6km. Duração: Meio Período.

Visita ao Buraco das Araras

Em meio ao cerrado uma enorme cratera totalmente em arenito com sua beleza e exuberância, lugar onde diversos pássaros, principalmente as “Araras Vermelhas” adotaram como habitat natural. O nome Buraco das Araras surgiu em razão do grande número de araras que habitam o local e fazem verdadeiros espetáculos. Em seu interior fauna e flora bem particulares, com seu ecossistema próprio e um grande lago habitado por jacarés da espécie papo amarelo. O passeio é uma boa opção, antes ou depois para quem faz o passeio Rio da Prata. Distância: 55 km. Duração: Meio Período.

Bike na Reserva Lobo Guará

Para você que gosta de pedalar a aventura Lobo Guará com bicicletas especiais, próprias para trilhas, é a novidade do momento, com monitores habilitados, a pedalada começa no centro de Bonito, segue por trilhas ao redor da cidade até alcançar uma fazenda, onde o visitante segue por trilhas especiais margeando o magnífico Rio Formoso com duas paradas para banho nas águas transparentes. Cada visitante planta uma muda de árvore nativa na Reserva do Lobo Guará, contribuindo com a recuperação de áreas que foram degradadas no passado - Preço = R$ 75,00 por pessoa - passeio de meio dia – distância da cidade de 7 Km

Conheça a jibóía no Projeto Jibóia

Trabalho bastante interessante de desmistificação das serpentes (cobras). Duração: 1 hora - localizado na cidade * início ás 19:00 h. Você poderá levar uma foto com uma cobra não venenosa, uma Jibóia.

Bike Trilha do Sinhozinho

Trilha de Mountain Bike pelo cerrado com muita água e muita terra para quem gosta de mountain bike. Venha conhecer Bonito de Bike!

Bike pela Trilha da Mimosa

A trilha fica localizada na EstÂncia Mimosa e reserva ao participante uma boa dose da topografia sulmatogrossense, pouco exigente com o ciclista, e muito bonita, com bastante água e muitas paisagens!

Alimentação

Piquenique

Uma forma descontraída de repor os nutrientes da pedalada! Consulte para incluir no seu roteiro personalizado!

Refeição

Praticidade na reserva de suas refeições com a Pediverde! Consulte para incluir no seu roteiro personalizado!

Outros

Aluguel de bicicletas e capacetes

Consulte opção de aluguel de bicicletas e capacetes para incluir no seu roteiro personalizado!

Carro de apoio

Consulte opção de carro de apoio para incluir no seu roteiro personalizado!

Fretamento de ônibus

Consulte opção de fretamento de ônibus para incluir no seu roteiro personalizado!

Fretamento de van

Consulte opção de fretamento de van para incluir no seu roteiro personalizado!

O que levar

Itens Obrigatórios

- Capacete

- Óculos escuros ou protetores transparentes

Opcional

- Luvas

- Roupa de banho

- Toalha extra

- Chapéu ou boné

- Tênis confortável

- Roupas confortáveis

- Meias

Dicas Úteis

- Leve repelente

- As águas são ricas em calcário, então leve condicionador que os cabelos ressecam

- Tome cuidado na natureza, existem animais perigosos na fauna do local, portanto sempre vá com um guia! Consulte nosso guia local!

- Leve muita roupa para banho e pouca roupa para frio, mas a noite bate aquela brisa fresca em algumas épocas do ano

- PAralamas na bike fazem diferença

- Perca um dia no Balneário Municipal para descansar e almoçar acompanhado por Tucanos e Araras, é pertinho!

- Boca da Onça é um passeio imperdível!

-GESTANTES E CARDÍACOS: algumas atrações ecológicas são proibidas para gestantes e pessoas com problemas cardíacos e respiratórios. Exemplos: visita à Gruta do Lago Azul após o 5° mês, Boca da Onça trilha, rapel no Abismo Anhumas.