Ilhabela

Um dos destinos mais paradisíacos do país, com diversos roteiros de bicicleta forrados de praia, mar, ciclovias e terra!

Ilhabela faz parte do arquipélago de São Sebastião, no município de mesmo nome, e é destino de turistas fanáticos por belas praias, barcos, mergulho, 4X4, motocross, trilhas e cahoeiras, e bicicleta também, por que não? 

Oeste-Leste (Castelhanos):
A trilha para a praia de Castelhanos é um roteiro desafiador com mais de 700 metros de subida acumulada para cruzar da pnta oeste para a ponta leste da ilha, em mar aberto. A recompensa é o visual de uma das maiores praias da ilhas e de difícil acesso, onde pode-se passar o dia para voltar depois do almoço. Além da trilha para Castelhanos, que corta a ilha, Ilhabela é dividida em parte norte e sul, em relação à balsa de São Sebastião.

Parte Norte:
Na parte norte, é possível belíssimas praias e uma ciclovia que beira a orla passando por marinas, paisagens e o mar totalmente segregada das ruas e avenidas. O roteiro pode se estender além da ciclovia e pegar um trecho de terra para alcançar a última praia mais ao norte (setentrional) da Ilha, do Jabaquara. Após ela, há outras 5 praias (Fome, Poço, Serraria, Estácio e Laje Preta), acessíveis por trilhas e caminhadas, até chegar a praia de Castelhanos, no centro da Ilha, lado oposto da balsa. As trilhas levam a inúmeras cachoeiras, uma mais linda que a outra, deixando difícil decidir entre ir a água doce e a salgada para um banho.

Parte Sul:
A parte sul da ilha não provê ciclovia para o usuário, mas a avenida beira-mar tem trânsito de bicicletas e nela é possível chegar, por asfalto e depois terra, à praia mais ao sul (meridional), a Praia do Veloso. De lá, uma estrada de terra pode levar o ciclista até a entrada da trilha que leva até o maior cartão postal da ilha: a Praia do Bonete. São 12 horas de trilha, portanto não é recomendável levar a bicicleta junto neste trecho! Após o Bonete, há ainda as praias de Enxovas, Indaiaúba, Sombrio, Vermelha e Mansa, para então chegar novamente a praia de Castelhanos.

  • de 10 a 130 km
  • 1 a 4 dias
  • Dificuldade: iniciante, intermediario, avançado

Pontos Turísticos

Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara é a última praia que dá para acessar de bike sem precisar pegar mato fechado na parte norte da Ilha. Vale a visita para comer porções à beira-mar, curtir a praia e a linda paisagem!

Ciclovia da orla de IlhaBela

Conectando boa parte das praias da porção norte da Ilha, a ciclovia é plana, exclusiva e segregada, com movimento de moradores e esportistas durante todo o dia. As vistas para o mar, para os iates, para os pássaros ou para o verde são fabulosas!

Praia de Castelhanos

A praia é o grande prêmio para quem completar a trilha de Castelhanos, mas também pode ser acessada por mar, de barco. Pouso para todo tipo de aventureiro, a praia comporta serviço de alimentação para trilheiros, jeepeiros, ciclistas e outros curiosos.

Atividades

Trilha de Castelhanos

A trilha mais famosa da ilha e uma das mais famosas do país tem aproximadamente 25 KM e é de nível mais avançado, cortando a ilha de oeste a lesta e dividindo ela em parte norte e sul. Após o início, há uma longa subida de aproximadamente 12km, seguida por uma descida sem fim até a praia de Castelhanos, do outro lado da ilha. O visual é impressionante, muita lama, muita terra e muita adrenalina!

Pedalar pela ciclovia da orla

A ciclovia tem uma vista fantástica em toda sua extensão, e é um excelente meio de transporte para visitar outras praias e restaurantes pela ilha.

O que levar

Itens Obrigatórios

- Capacete;

- Câmara reserva;

- Óculos protetor ou escuros.

 

Opcional

- Protetor Solar (importante);

- Repelente (importate);

- Roupa confortável;

- Itens de praia (sunga/maiô/biquíni, baldinho e pá) :)

- Chinelos (altamente recomendado);

- É bom levar um casaquinho que a noite quando é muito úmido e fresco faz um friozinho.

- Separe um dia inteiro para a trilha de Castelhanos;

- Faça as refeições na praia, é gostoso e prático!

Dicas Úteis

- A Ilha é uma densa floresta de mata atlântica, portanto o repelente e o protetor são assessórios muito importantes!

- Clima tropical rima com chuva, e a capa é uma boa de ter consigo para pedalar na Orla e nas Ciclovias. 

- Se for pra lama mesmo, melhor não usar a capa de chuva, pois vai suar muito e se sujar também!

- Castelhanos é uma trilha nível intermediário/avançado, portanto apenas faça se julgar ter experiência e condições para isso.