Há inscrições abertas em evento(s) para este destino! Inscreva-se!

Salesópolis

A cidade onde fica localizada a nascente do Rio Tietê, com visita à uma senzala de verdade, cachoeira e altimetria fácil!

A cidade de Salesópolis fica localizada a 50 km de Mogi das Cruzes, e é conhecida por abrigar a famosa Nascnte do Rio Tietê, que corta todo o estado e desagua no Rio Paraná. Pedalar para lá é um longo passeio, praticamente sem nenhuma subida, por um altiplano que fica ainda mais fácil na volta. São plantações, fazendas, sítios e animais do campo o que se vê ao redor, além de colinas muito bonitas e curvas que estimulam a vontade de pedalar, ficando mais bonito à medida em que nos aproximamos da cidade de Salesópolis.

A cidade é simpática, com construções simples, um rio que corta a rua principal, e muito receptiva à bicicleta. 

Um dos passeios possíveis com a bike, com terra no final do trajeto, é justamentelá onde o rio nasce, as águas são puras e cristalinas, mas logo ficam poluídas ao longo de quase toda sua extensão. Conhecer este ponto é uma das possibilidades para quem vem pedalar na região. Mas para chegar a nascente, há uma subida de aproximadamente 7 km. O pedal é desafiador, porém curto, e a recompensa vale: conhecer este berço de vida da nascente do rio mais famoso do estado. Esta parte do trajeto nós só fazemos com grupos que contratam este serviço, na viagem gratuita a visita à nascente não está incluída por exigir um preparo muito maior dos participantes.

Além da nascente, há também algumas cachoeiras para banho, com água própria para banho e serviços de bar. Mas normalmente, o legal mesmo é almoçar num dos deliciosos restaurantes da região, com comida caseira e mineira, culinária paulistana e para todos os gostos! 

No caminho, também fica uma senzala - aquela construção da época imperial onde ficavam os escravos - que foi conservada para visitação turística, onde funciona um mini-museu de artefatos e ferramentas da época e uma mini lojinha de souvenirs. 

 

  • de 50 a 120 km
  • 1 dia

O que levar

Itens Obrigatórios

  • Capacete
  • Óculos escuros ou transparentes
  • Câmara reserva

Opcional

  • Capa de chuva (o tempo muda muito próximo à Serra do Mar)
  • Máquina fotográfica
  • Um par de chinelos para caso queira tirar os pés do tênis ou sapatilha para ir na cachoeira ou na hora do almoço

Dicas Úteis

  • Vá com protetor que a esstrada é bem aberta e o sol pode pegar!
  • O nível altimétrico é ótimo para quem quer cumprir 100km pela primeira vez sem muito esforço!! Quase não há subidas!